Covid-19: CENSA Betim imuniza pessoas com deficiência intelectual e colaboradores

0
162

Colaboradora Vanda Lavrador de Almeida, com 60 anos de idade e 34 de CENSA – Foto: Natália Costa. 

Os educandos receberam a primeira dose do Coronavac no último dia 29 e terão a segunda aplicada nesta sexta-feira (12); primeira aplicação em colaboradores aconteceu nesta quinta-feira (11)

A última semana do mês de janeiro foi marcada pela alegria no CENSA Betim. Após 11 meses de incertezas, a instituição, que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, recebeu o imunizante contra o vírus SARS-COV-2, que causa a Covid-19. Todos os 90 educandos já receberam a primeira dose do Coronavac e a segunda será aplicada nesta sexta-feira (12). A boa nova é que os colaboradores também estão sendo imunizados, com a primeira aplicação hoje, quinta-feira (11).

Natália Costa, diretora do CENSA Betim, diz que agora, com a vacinação de todos os educandos e colaboradores, está chegando o dia em que a instituição voltará a receber visitas de familiares e amigos, que estão sem ver os educandos presencialmente desde o mês de março de 2020. “Isso significa a proteção contra uma doença a qual eles são vulneráveis não pela deficiência, mas pelo comportamento, pois levam as mãos à boca, tocam em superfícies e levam à face, muitos não conseguem usar máscaras e, além de tudo isso, eles gostam muito de abraçar. Depois da segunda dose, após passar o período da janela imunológica, poderemos reabrir a instituição para a receber pais, amigos e familiares, claro, de forma gradativa, mediante agendamentos e tomando todos os cuidados necessários, com luvas, máscaras e uso de álcool em gel. Os nossos educandos perderam o convívio familiar durante todo este período e agora as famílias poderão voltar a visitar os seus amados”, comemora.

Mesmo com a vacinação, Natália Costa ressalta que temos que obedecer as regras estipuladas pelos órgãos de saúde e, por isso, todos os protocolos continuam em vigor, com uso obrigatório de máscaras por colaboradores e prestadores de serviço, desinfecção de objetos e espaços, uso constante de álcool em gel, lavagem periódica das mãos dos educandos e ainda a restrição de visitas. Ela diz que ainda não é o momento de relaxar com as medidas, pois ainda é necessária a aplicação da segunda dose nos colaboradores e o acompanhamento dos indicadores gerais da pandemia de Covid-19.

Natália Costa não esconde a emoção em receber da Prefeitura Municipal de Betim a vacina para todos os colaboradores e educados. “Estou muito feliz, pois é o início de um ciclo pautado pela esperança. Em breve poderemos voltar a abraçar sem medo de prejudicar essas pessoas que tanto amamos. Um fato interessante sobre a vacinação é que a primeira pessoa com deficiência intelectual a ser imunizada no CENSA Betim foi educanda com deficiência intelectual, Lynne Wilson, que tem 70 anos de idade e é cuidada pela nossa equipe desde a fundação, há 56 anos. A primeira colaboradora a ser vacinada foi a Vanda Lavrador de Almeida, com 60 anos e 34 de CENSA”,  finaliza.

CENSA Betim
Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores. Se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Site: www.censabetim.com.br
Instagram: www.instagram.com/censabetim
Facebook: www.facebook.com/censabetim

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here