Múltipla Informática: com 11 anos de atuação, empresa mineira ganha destaque no mercado de TI

0
41

Para Cássia Rodrigues, gestora, administradora da Múltipla Informática e profissional graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o grande desafio do ano de 2023 é driblar os desgastes do cenário econômico atual; seu foco será, também, de ampliar os atendimentos, inclusive, com cursos para pessoas que desejam investir em formação empreendedora

● Da Redação

O mercado da informática no Brasil está vivendo uma crescente nos últimos anos. Prova disso, é que o setor vem empregando cerca de 1,3 milhões de profissionais na área, conforme dados divulgados pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), além da demanda por trabalho ser grande e extensa.

Por tudo isso, a perspectiva ao longo dos próximos anos é de que no Brasil, mais 700 mil novas vagas apareçam através de oportunidades criadas por empreendedores (as), como o caso de Cássia Rodrigues. Ela que é gestora, profissional de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e administradora da Múltipla Informática, empresa situada em Mário Campos – MG, que tem 11 anos no mercado de cursos online, vem apostando na ampliação de conhecimentos e serviços de marketing digital para todo o Brasil. Além disso, em qualificação para pessoas que desejam investir em formação empreendedora.

Em entrevista, ela fala sobre o começo de sua carreira profissional no setor, desafios e perspectivas para o ano de 2023. Confira.

– Quem é a Cássia Rodrigues? De onde surgiu o interesse pela área de TI até perceber que essa era a área que você queria graduar? Como tudo começou?

Cassia Rodrigues, a 4ª geração de empreendedores da família Rodrigues. Nascida em Belo Horizonte, mãe do Lucas, empreendedora e fundadora da marca Múltipla Informática em 2011. Em 2000 ganhei num sorteio na escola uma bolsa de descontos para fazer curso de informática, estava no 2º ano do ensino médio em Mário Campos/MG. Mesmo com a bolsa meu pai não podia na época pagar as mensalidades, foi quando pedi para minha tia se poderia me ajudar e ela nem pensou 2 vezes para dizer sim. Tia Mariza, já falecida, foi a financiadora do curso que me abriu as portas para a tecnologia. No último módulo do curso, já em 2001, fui convidada pelo meu professor para dar aulas. Nessa época eu trabalhava meio horário como faxineira em um laboratório de análises clínicas, fazia o curso no meio do dia e estudava a noite. E assim fui caminhando entre dar aulas, me tornar funcionária pública na cidade onde atuei na área de processamento de dados na saúde. Cheguei a ter uma loja de bijuterias nesse meio tempo. Mas a paixão pela tecnologia sempre falou mais alto. Até que em 2009 comprei uma escola de informática na cidade. Por inexperiência, falta de conhecimento em gestão, fali, quebrei 2 anos depois, mas daí surge a Múltipla Informática logo em seguida, no mesmo ramo de cursos de tecnologia, mas com uma nova proposta. Foi quando busquei conhecimento, entendi que precisava ir além para que meu empreendimento crescesse também. Assim veio também o desejo de graduar, ampliar o conhecimento e oferecer qualidade no ensino de tecnologia. Em 2013 iniciei a graduação e 2019 concluí a formação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma conquista gigante para minha carreira e que me proporcionou inovar na metodologia das aulas.

– A Múltipla foi a primeira aposta no mercado após sua formação, ou você já tinha passado por outras empresas (até fora de Mário Campos) antes?

Múltipla Informática é meu primeiro empreendimento formalizado e totalmente pensado da forma como eu gostaria que fosse: inovador. Nasceu antes da minha graduação. A graduação veio como um complemento para ampliar o conhecimento e também para dar mais credibilidade nas entregas para o mercado. Belíssima Bijoux foi meu primeiro empreendimento no ramo de bijuterias, mas não era formalizado, não tinha um CNPJ. A empresa que comprei em 2009 não tinha minha essência, não tinha a minha cara. Peguei um empreendimento pronto, pensado por outra pessoa, com características e metodologias que não condiziam com o que eu queria apresentar no mercado. Fora de Mário Campos não tive nenhuma experiência profissional antes da Múltipla Informática. Hoje, através da Múltipla Informática, marca registrada no INPI, atendo clientes em todo o Brasil entre cursos e serviços de marketing digital.

– Qual o grande diferencial da Múltipla em relação a outras empresas do ramo, em sua opinião? O que ela se destaca?

Múltipla Informática é uma empresa que pensa em soluções para nossos alunos e clientes. A metodologia de cursos dá liberdade aos alunos para estudarem quando e onde quiserem, mesmo sendo presencial, nas turmas há alunos de diversos níveis, pois cada um segue o ritmo individual de aprendizado. Nosso site oferece suporte técnico personalizado, um atendimento único para cada dúvida, seja para os cursos de informática quanto para os cursos de formação empreendedora.

 

– A empresa oferece cursos online, mas também existe a modalidade presencial? Como você gerencia isso?

Atualmente seguimos com os cursos online. Na pandemia transformamos todos os nossos atendimentos para o formato online e deu certo! Investimos na aquisição de domínio, hospedagem de site e tráfego pago para gerar reconhecimento de marca no mercado. Hoje os cursos de informática no site são gratuitos com certificado opcional, do básico ao avançado. Com o online conseguimos reduzir custos que uma operação física necessita e, assim, conseguimos ampliar os atendimentos oferecendo cursos gratuitos e de qualidade para que mais pessoas possam se capacitar e qualificar para o mercado de trabalho. Temos demanda para voltar com os cursos presenciais e já estamos estudando voltar com essa modalidade de atendimento.

– Hoje as pessoas já crescem com um celular na mão e automaticamente, fazem muitas tarefas que poderiam ser feitas pelo PC desktop. Mesmo assim, qual a importância que você vê em se fazer um curso de informática para a vida e para o mercado?

O uso de computadores diminuiu drasticamente nos últimos anos, especialmente com o avanço tecnológico nos modelos de celulares: câmeras, aplicativos que executam diversas tarefas, além de estarem sempre ao alcance das nossas mãos. Mas, para o mercado de trabalho e até mesmo para fins acadêmicos é muito importante ter um curso de informática onde focamos em conhecimentos básicos como hardware, software, conhecimentos técnicos em programas como Photoshop, CorelDraw, Word, Excel que no celular são, ainda, limitados.

– Quais são os grandes desafios para o ano de 2023 em relação aos negócios? Quais são os planos para a Múltipla?

2023 é um ano de mudanças para a marca Múltipla Informática. O desafio é driblar os desgastes do cenário econômico atual e ampliar nossos atendimentos. Estamos alterando a plataforma de cursos MúltiplaFlix – Websérie do Conhecimento para +Múltipla, com cursos para empreendedores que desejam investir em formação empreendedora e não cometam os mesmos erros que cometi lá no início por falta de conhecimento. Nesta plataforma, apresento toda minha expertise de mais de 20 anos de mercado e 11 anos como CEO na Múltipla Informática. É um MBA em forma de cursos livres para que empreendedores tenham acesso simplificado a conhecimentos gerenciais e consigam alavancar seus empreendimentos. Nosso objetivo é fazer com que o maior número possível de pequenos empreendedores tenham acesso a essa plataforma.

Contato:

– Instagram: @multiplainformatica

– Telefone: (31) 99759-8523

 

Fotos: Arquivo Pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here